sexta-feira, 28 de junho de 2013
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
PLANO DE ENSINO
Dados de Identificação
Campus: Bagé Curso: Licenciatura em Letras
Componente Curricular: Literaturas Lusófonas II Código: BA000132
Pré-requisito(s): Literaturas Lusófonas I
Docente: Zíla Letícia Goulart Pereira Rêgo Turma(s): 11 e 12
Ano Letivo / Semestre: 2013/1 Turno: noite
Carga Horária Total: 75h CH teórica: 60 CH Prática: - CH Semipresencial: 15
Ementa
Estudo comparativo das literaturas em língua portuguesa; a constituição da identidade como reflexo do espaço geográfico, cultural e social; representação do espaço em obras relevantes da literatura brasileira, portuguesa e dos países africanos de Língua Portuguesa; marcas das etnias formadoras no texto literário; regionalismo, nacionalismo, globalização e lusofonia.
Objetivos
Objetivo geral: Conhecer e estudar as literaturas de expressão portuguesa, estabelecendo entrecruzamentos diacrônicos que possibilitem reconhecer distinções e similaridades, segundo uma proposta comparatista, multiculturalista e crítica das relações históricas em contextos demarcados pela herança colonial.
Objetivos específicos:.
- Estudar a representação do espaço enquanto elemento relevante na obra literária.
- Reconhecer as dimensões geo-sociais e culturais inseridas no texto literário, como elementos fundadores de identidades do sujeito, ontem e hoje.
- Conhecer os espaços relevantes na constituição identitária do Brasil, de Portugal e dos países africanos de língua portuguesa.
- Comparar os espaços identificados nas obras literárias dos países de língua portuguesa.
- Reconhecer marcas da identidade étnica na composição das manifestações literárias.
Metodologia
A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivas, de pesquisa bibliográfica e virtual, e de estudos dirigidos à distância, bem como de apresentações de trabalhos pelos alunos em que estes buscarão aplicar os conteúdos trabalhados em textos ficcionais.
Avaliação do Processo de Ensino-Aprendizagem
O aluno será avaliado através dos seguintes instrumentos: 02 provas escritas, individuais e sem consulta ; 01 apresentação oral e escrita de um trabalho sobre uma das obras literárias indicadas.
N1: prova individual (valor 10,0)
N2: prova individual (valor 10,0);
N3: trabalho individual (ensaio – apresentação oral e escrita) (valor 10,0) sobre uma das obras: Os ratos, D. Machado ou Transplante de menina, de Tatiana Belinky
A média final será obtida através da soma das notas acima e dividida por três. Tanto na apresentação oral quanto no trabalho escrito o aluno deverá atentar para os seguintes critérios de avaliação: correção lingüística, aprofundamento de pesquisa e análise, ineditismo (casos de cópia/plágio anularão o trabalho) e uso das normas da ABNT. Será aprovado o aluno que obtiver média 6,0 e, no mínimo, 75% de freqüência.
Poderão ser acrescidas algumas leituras teóricas complementares ao longo do semestre e ajustada a leitura de alguns textos literários, conforme o andamento da disciplina.
Atividades de Recuperação Preventiva do Processo de Ensino-Aprendizagem
O aluno que não obtiver média 6,0 (seis) ao final do semestre, poderá realizar prova de recuperação envolvendo todo o conteúdo do semestre (referentes às provas 1 e 2). A nota obtida nesta prova de recuperação (cujo valor será 10,0) será somada à média obtida no semestre e dividida por dois. Estará aprovado o aluno que alcançar média 6,0 (seis).
Cronograma e Programa do Componente Curricular
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Espaços reais e imaginários na constituição da obra literária.
- Representações da natureza: o mar, a ilha, a floresta, o campo, a montanha, o sertão e o pampa.
- Representações da cidade na literatura (urbanidade, progresso, decadência das relações humanas).
- Afirmação regional e nacional pela via literária – presença da “cor local”.
- Constituição da identidade como reflexo das vivências demarcadas pela espacialidade.
- Marcas étnicas na ocupação espacial e na composição literária.
- Implicações dos conceitos de regionalismo e nacionalismo na concepção de lusofonia.
OBS.: 01 crédito (15h) corresponderá às horas de leitura e aos estudos dirigidos.
TURMA 11- 3ª. FEIRA
Data (quando) Número da Aula Conteúdo(s)
02/07
1. Apresentação do Plano de Ensino. Espaços reais e imaginários na constituição das obras literárias em língua portuguesa. Filme: Desmundo.
09/07 2. Não haverá aula. Atividade à distância. Leitura e resumo dos textos:”Introdução” e “Riquezas e impiedades: a sina da colônia”,de Laura de Mello e Souza (entregar em 16/07, valendo presença)
16/07 3. Projeções imaginárias relativas ao Novo Mundo. Texto de Laura de Mello e Souza. Aula expositiva e entrega dos resumos
23/07 4. O mar como objeto de representação literária. Textos romance Luanda Beira Bahia, de Adonias Filho
30/07 5. Continuação da discussão sobre o romance Luanda. Beira Bahia e discussão do texto “O lugar da América” , de Bella Josef
03/08
Sab. 6. O mar na concepção estética de Fernando Pessoa. Textos: Ode marítima; “Fernando Pessoa”, trecho de Massaud Moisés.
06/08 7. O mar na concepção estética de Fernando Pessoa e na canção em língua portuguesa. Textos: poemas de Mensagem (seleção) e canções (seleção)
13/08 8. O mar no imaginário africano. Textos: Mar me quer...(peça teatral), de Mia Couto e Natália Luiza; “Mia Couto: palavra oral...”,de F. Cavacas e “Poder simbólico e comunitarismos...”, de B. Abdala Jr.
20/08 9. Prova individual. Nota 1
27/08 10. Semana Acadêmica
03/09 11. O mundo rural e agreste (Brasil central). Afirmação de uma identidade regional Textos: Campo geral, de João Guimarães Rosa; “Percepção e experiência poética: estudo para uma análise de Campo geral...”, de Erich Nogueira
10/09 12. O mundo rural e agreste (Sul do Brasil). Presença do negro na constituição identitária sulina. Textos: contos:A salamanca do jarau e O negrinho do pastoreio, de Simões Lopes Neto; Rodeio dos ventos I, de Barbosa Lessa; Boca da noite (memórias), de Rosina Duarte e “Leituras complementares”
17/09 13. Marcas étnicas na ocupação espacial e na representação literária. O Brasil e a imigração. Texto: A ferro e fogo, de Josué Guimarães; “Colonização a ferro e fogo”, Therezinha Barbieri.
24/09 14. Marcas étnicas na ocupação espacial e na representação literária: representação da presença judaica no RS. Textos: Max e os felinos, de Moacyr Scliar; O telhado e o violinista, de Cintia Moscovitch; “ De trânsitos e de sobrevivências”, de Zilá Bern
01/10 15. Representações da cidade na literatura dos países lusófonos (autores, textos, concepções). Textos: contos O viajante clandestino, José R. Miguéis; Os dois viajantes, Lidia Jorge; A meia hora de sol, Urbano Tavares Rodrigues (todos em PDF); poema Ode triunfal, de Fernando Pessoa;
08/10 16. Prova individual. Nota 2
15/10 17. Apresentação e entrega de ensaios individuais. Nota 3
22/10 18. Recuperação (avaliação individual)
TURMA 12- 6ª. FEIRA
28/06
1. Apresentação do Plano de Ensino. Espaços reais e imaginários na constituição das obras literárias em língua portuguesa. Filme: Desmundo.
05/07 2. Projeções imaginárias relativas ao Novo Mundo. Texto:”Introdução” e “Riquezas e impiedades: a sina da colônia”, de Laura de Mello e Souza. Aula expositiva.
12/07 3. Não haverá aula. Atividade à distância. Leitura e resumo dos textos de Laura de Mello e Souza
19/07 4. Entrega dos resumos, valendo a presença de 12/07. O mar como objeto de representação literária. Textos romance Luanda Beira Bahia, de Adonias Filho
26/07 5. Continuação da discussão sobre o romance Luanda. Beira Bahia e discussão do texto “O lugar da América” , de Bella Josef
02/08 6. O mar na concepção estética de Fernando Pessoa. Textos: Ode marítima; “Fernando Pessoa”, trecho de Massaud Moisés.
03/08
Sab. 7. O mar na concepção estética de Fernando Pessoa e na canção em língua portuguesa. Textos: poemas de Mensagem (seleção) e canções (seleção)
09/08 8. O mar no imaginário africano. Textos: Mar me quer...(peça teatral), de Mia Couto e Natália Luiza; “Mia Couto: palavra oral...”,de F. Cavacas e “Poder simbólico e comunitarismos...”, de B. Abdala Jr.
16/08 9. Prova individual. Nota 1
23/08 10. O mundo rural e agreste (Brasil central). Afirmação de uma identidade regional Textos: Campo geral, de João Guimarães Rosa; “Percepção e experiência poética: estudo para uma análise de Campo geral...”, de Erich Nogueira
30/08 11. O mundo rural e agreste (Sul do Brasil). Presença do negro na constituição identitária sulina. Textos: contos:A salamanca do jarau e O negrinho do pastoreio, de Simões Lopes Neto; Rodeio dos ventos I, de Barbosa Lessa; Boca da noite (memórias), de Rosina Duarte e “Leituras complementares”
06/09 12. Marcas étnicas na ocupação espacial e na representação literária. O Brasil e a imigração. Texto: A ferro e fogo, de Josué Guimarães; “Colonização a ferro e fogo”, Therezinha Barbieri.
13/09 13. Marcas étnicas na ocupação espacial e na representação literária: representação da presença judaica no RS. Textos: Max e os felinos, de Moacyr Scliar; O telhado e o violinista, de Cintia Moscovitch; “ De trânsitos e de sobrevivências”, de Zilá Bern
20/09 feriado
27/09 14. Representações da cidade na literatura dos países lusófonos (autores, textos, concepções). Textos: contos O viajante clandestino, José R. Miguéis; Os dois viajantes, Lidia Jorge; A meia hora de sol, Urbano Tavares Rodrigues (todos em PDF); poema Ode triunfal, de Fernando Pessoa;
04/10 15. Prova individual. Nota 2
11/10 16. Apresentação e entrega de ensaios individuais. Nota 3
18/10 17. Recuperação (avaliação individual)
Com pré-agendamento pelo email zila.rego@unipampa.edu.br. Programa da disciplina disponível em: professorazila.blogspot.com
Ações Interdisciplinares entre Ensino-Pesquisa-Extensão
Integração e estímulo à participação dos alunos em atividades promovidas por alguns projetos de extensão do curso (Leituras Orientadas de Textos Dramáticos; NULI; Cinema às Cinco e Encontros com a Teoria). Promoção de debates que aproximem a teoria da prática de ensino da literatura. Levantamento de questões de pesquisa a respeitos dos aspectos estudados na disciplina.
Outras Ações
-
Bibliográfica Básica
ADONIAS FILHO. Luanda Beira Bahia. 16ªed. Rio de Janeiro: Bertand Brasil, 2005.
BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. 35ª.ed. São Paulo: Cultrix, 1997.
CHAVES, Rita e MACEDO, Tania (Org.). Marcas da diferença: as literaturas africanas de língua portuguesa. São Paulo: Alameda, 2006.
COUTO, Mia e LUIZA, Natália. Mar me quer. Coimbra: Cena Lusófona, 2002. (Teatro)
GUIMARÃES, Josué. A ferro e fogo. Tempo de solidão. V.1. 3ª.ed. Porto Alegre: L&PM,
1982.
MACHADO, Dyonelio. Os ratos. Planeta do Brasil, 2004.
SARAIVA, Antonio José; Lopes, Oscar. História da literatura portuguesa. 4ª.ed. Porto:
Porto Editora, s.d.
SOUZA, Laura de Mello e. O diabo e a Terra de Santa Cruz: feitiçaria e religiosidade
popular no Brasil colonial. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
Bibliografia Complementar
BELINKY, Tatiana. Transplante de menina. Da Rua dos Navios à Rua Jaguaribe. 2ªed. São Paulo: Moderna, 2003.
CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira. 11. ed. São Paulo: Ouro sobre azul,2007.
DUARTE, Rosina. (Org.) Contos sem fadas. Retalhos de memória. Porto Alegre: Tomo
Editorial, 2006.
FERREIRA, Manuel. Literaturas africanas de expressão portuguesa. São Paulo: Ática,
1987.
MOISÉS, Massaud. A literatura portuguesa através dos textos. 28ª..ed. SãoPaulo: Cultrix,2002.
MOISÉS, Massaud. A literatura portuguesa. 31.ed. São Paulo: Cultrix, 2001.
MOISÉS, Massaud. O conto português. 3ª.ed. São Paulo: Cultrix, 1984.
Data: ____/____/____.
Docente Responsável: ____________________________________________.
Referências dos demais textos a serem lidos na disciplina:
Literários:
PESSOA, F. Obra poética. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1998.
GUIMARÃES ROSA, J. Manuelzão e Miguilim. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984
SIMÕES LOPES NETO, J. Contos gauchescos e lendas do sul. Porto Alegre: Globo, 1978.
LESSA, B. Rodeio dos ventos. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1997.
SCLIAR, M. Max e os felinos. Porto Alegre: L&PM, 2001
MOSCOVICH, C. Arquitetura do arco-íris. São Paulo: Record, 2003
SALEMA, A. (org).Antologia do conto português contemporâneo. Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, 1984.
Teóricos:
NOGUEIRA, E. S. Percepção e Experiência Poética:estudo para uma análise de “Campo Geral”,de J. Guimarães Rosa. http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000321371&opt=4
JOSEF, B.“O lugar da América”. JOBIM, J. L. Sentidos dos lugares. Rio de Janeiro: ABRALIC, 2005.
ABDALA JR., B. “Poder simbólico e comunitarismos...”. JOBIM, J. L. Sentidos dos lugares. Rio de Janeiro: ABRALIC, 2005.
BERN, Z. ; ZILBERMAN, R. O viajante transcultural. Leituras da obra de Moacyr Scliar. Porto Alegre: EDIPUCRS, s/d
BARBIERI, T. “Colonização a ferro e fogo”. In: http://books.google.com.br/books?id=JP3KlqRes4AC&pg=PA24&lpg=PA24&dq=an%C3%A1lise+de+a+ferro+e+fogo+de+josue+guimaraes&source=bl&ots=Qn0uJJpTzA&sig=HvACjFkzw1I_z0CWz5dyGKUJ078&hl=pt-BR&sa=X&ei=ytTMUe_7NtPH0gHM-oDYBA&ved=0CF4Q6AEwCDgK#v=onepage&q=an%C3%A1lise%20de%20a%20ferro%20e%20fogo%20de%20josue%20guimaraes&f=false.
Filmes:
Desmundo
Mutum
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário