sexta-feira, 28 de junho de 2013

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Dados de Identificação Campus: Bagé Curso: Licenciatura em Letras Componente Curricular: Literaturas Lusófonas II Código: BA000132 Pré-requisito(s): Literaturas Lusófonas I Docente: Zíla Letícia Goulart Pereira Rêgo Turma(s): 11 e 12 Ano Letivo / Semestre: 2013/1 Turno: noite Carga Horária Total: 75h CH teórica: 60 CH Prática: - CH Semipresencial: 15 Ementa Estudo comparativo das literaturas em língua portuguesa; a constituição da identidade como reflexo do espaço geográfico, cultural e social; representação do espaço em obras relevantes da literatura brasileira, portuguesa e dos países africanos de Língua Portuguesa; marcas das etnias formadoras no texto literário; regionalismo, nacionalismo, globalização e lusofonia. Objetivos Objetivo geral: Conhecer e estudar as literaturas de expressão portuguesa, estabelecendo entrecruzamentos diacrônicos que possibilitem reconhecer distinções e similaridades, segundo uma proposta comparatista, multiculturalista e crítica das relações históricas em contextos demarcados pela herança colonial. Objetivos específicos:. - Estudar a representação do espaço enquanto elemento relevante na obra literária. - Reconhecer as dimensões geo-sociais e culturais inseridas no texto literário, como elementos fundadores de identidades do sujeito, ontem e hoje. - Conhecer os espaços relevantes na constituição identitária do Brasil, de Portugal e dos países africanos de língua portuguesa. - Comparar os espaços identificados nas obras literárias dos países de língua portuguesa. - Reconhecer marcas da identidade étnica na composição das manifestações literárias. Metodologia A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivas, de pesquisa bibliográfica e virtual, e de estudos dirigidos à distância, bem como de apresentações de trabalhos pelos alunos em que estes buscarão aplicar os conteúdos trabalhados em textos ficcionais. Avaliação do Processo de Ensino-Aprendizagem O aluno será avaliado através dos seguintes instrumentos: 02 provas escritas, individuais e sem consulta ; 01 apresentação oral e escrita de um trabalho sobre uma das obras literárias indicadas. N1: prova individual (valor 10,0) N2: prova individual (valor 10,0); N3: trabalho individual (ensaio – apresentação oral e escrita) (valor 10,0) sobre uma das obras: Os ratos, D. Machado ou Transplante de menina, de Tatiana Belinky A média final será obtida através da soma das notas acima e dividida por três. Tanto na apresentação oral quanto no trabalho escrito o aluno deverá atentar para os seguintes critérios de avaliação: correção lingüística, aprofundamento de pesquisa e análise, ineditismo (casos de cópia/plágio anularão o trabalho) e uso das normas da ABNT. Será aprovado o aluno que obtiver média 6,0 e, no mínimo, 75% de freqüência. Poderão ser acrescidas algumas leituras teóricas complementares ao longo do semestre e ajustada a leitura de alguns textos literários, conforme o andamento da disciplina. Atividades de Recuperação Preventiva do Processo de Ensino-Aprendizagem O aluno que não obtiver média 6,0 (seis) ao final do semestre, poderá realizar prova de recuperação envolvendo todo o conteúdo do semestre (referentes às provas 1 e 2). A nota obtida nesta prova de recuperação (cujo valor será 10,0) será somada à média obtida no semestre e dividida por dois. Estará aprovado o aluno que alcançar média 6,0 (seis). Cronograma e Programa do Componente Curricular CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - Espaços reais e imaginários na constituição da obra literária. - Representações da natureza: o mar, a ilha, a floresta, o campo, a montanha, o sertão e o pampa. - Representações da cidade na literatura (urbanidade, progresso, decadência das relações humanas). - Afirmação regional e nacional pela via literária – presença da “cor local”. - Constituição da identidade como reflexo das vivências demarcadas pela espacialidade. - Marcas étnicas na ocupação espacial e na composição literária. - Implicações dos conceitos de regionalismo e nacionalismo na concepção de lusofonia. OBS.: 01 crédito (15h) corresponderá às horas de leitura e aos estudos dirigidos. TURMA 11- 3ª. FEIRA Data (quando) Número da Aula Conteúdo(s) 02/07 1. Apresentação do Plano de Ensino. Espaços reais e imaginários na constituição das obras literárias em língua portuguesa. Filme: Desmundo. 09/07 2. Não haverá aula. Atividade à distância. Leitura e resumo dos textos:”Introdução” e “Riquezas e impiedades: a sina da colônia”,de Laura de Mello e Souza (entregar em 16/07, valendo presença) 16/07 3. Projeções imaginárias relativas ao Novo Mundo. Texto de Laura de Mello e Souza. Aula expositiva e entrega dos resumos 23/07 4. O mar como objeto de representação literária. Textos romance Luanda Beira Bahia, de Adonias Filho 30/07 5. Continuação da discussão sobre o romance Luanda. Beira Bahia e discussão do texto “O lugar da América” , de Bella Josef 03/08 Sab. 6. O mar na concepção estética de Fernando Pessoa. Textos: Ode marítima; “Fernando Pessoa”, trecho de Massaud Moisés. 06/08 7. O mar na concepção estética de Fernando Pessoa e na canção em língua portuguesa. Textos: poemas de Mensagem (seleção) e canções (seleção) 13/08 8. O mar no imaginário africano. Textos: Mar me quer...(peça teatral), de Mia Couto e Natália Luiza; “Mia Couto: palavra oral...”,de F. Cavacas e “Poder simbólico e comunitarismos...”, de B. Abdala Jr. 20/08 9. Prova individual. Nota 1 27/08 10. Semana Acadêmica 03/09 11. O mundo rural e agreste (Brasil central). Afirmação de uma identidade regional Textos: Campo geral, de João Guimarães Rosa; “Percepção e experiência poética: estudo para uma análise de Campo geral...”, de Erich Nogueira 10/09 12. O mundo rural e agreste (Sul do Brasil). Presença do negro na constituição identitária sulina. Textos: contos:A salamanca do jarau e O negrinho do pastoreio, de Simões Lopes Neto; Rodeio dos ventos I, de Barbosa Lessa; Boca da noite (memórias), de Rosina Duarte e “Leituras complementares” 17/09 13. Marcas étnicas na ocupação espacial e na representação literária. O Brasil e a imigração. Texto: A ferro e fogo, de Josué Guimarães; “Colonização a ferro e fogo”, Therezinha Barbieri. 24/09 14. Marcas étnicas na ocupação espacial e na representação literária: representação da presença judaica no RS. Textos: Max e os felinos, de Moacyr Scliar; O telhado e o violinista, de Cintia Moscovitch; “ De trânsitos e de sobrevivências”, de Zilá Bern 01/10 15. Representações da cidade na literatura dos países lusófonos (autores, textos, concepções). Textos: contos O viajante clandestino, José R. Miguéis; Os dois viajantes, Lidia Jorge; A meia hora de sol, Urbano Tavares Rodrigues (todos em PDF); poema Ode triunfal, de Fernando Pessoa; 08/10 16. Prova individual. Nota 2 15/10 17. Apresentação e entrega de ensaios individuais. Nota 3 22/10 18. Recuperação (avaliação individual) TURMA 12- 6ª. FEIRA 28/06 1. Apresentação do Plano de Ensino. Espaços reais e imaginários na constituição das obras literárias em língua portuguesa. Filme: Desmundo. 05/07 2. Projeções imaginárias relativas ao Novo Mundo. Texto:”Introdução” e “Riquezas e impiedades: a sina da colônia”, de Laura de Mello e Souza. Aula expositiva. 12/07 3. Não haverá aula. Atividade à distância. Leitura e resumo dos textos de Laura de Mello e Souza 19/07 4. Entrega dos resumos, valendo a presença de 12/07. O mar como objeto de representação literária. Textos romance Luanda Beira Bahia, de Adonias Filho 26/07 5. Continuação da discussão sobre o romance Luanda. Beira Bahia e discussão do texto “O lugar da América” , de Bella Josef 02/08 6. O mar na concepção estética de Fernando Pessoa. Textos: Ode marítima; “Fernando Pessoa”, trecho de Massaud Moisés. 03/08 Sab. 7. O mar na concepção estética de Fernando Pessoa e na canção em língua portuguesa. Textos: poemas de Mensagem (seleção) e canções (seleção) 09/08 8. O mar no imaginário africano. Textos: Mar me quer...(peça teatral), de Mia Couto e Natália Luiza; “Mia Couto: palavra oral...”,de F. Cavacas e “Poder simbólico e comunitarismos...”, de B. Abdala Jr. 16/08 9. Prova individual. Nota 1 23/08 10. O mundo rural e agreste (Brasil central). Afirmação de uma identidade regional Textos: Campo geral, de João Guimarães Rosa; “Percepção e experiência poética: estudo para uma análise de Campo geral...”, de Erich Nogueira 30/08 11. O mundo rural e agreste (Sul do Brasil). Presença do negro na constituição identitária sulina. Textos: contos:A salamanca do jarau e O negrinho do pastoreio, de Simões Lopes Neto; Rodeio dos ventos I, de Barbosa Lessa; Boca da noite (memórias), de Rosina Duarte e “Leituras complementares” 06/09 12. Marcas étnicas na ocupação espacial e na representação literária. O Brasil e a imigração. Texto: A ferro e fogo, de Josué Guimarães; “Colonização a ferro e fogo”, Therezinha Barbieri. 13/09 13. Marcas étnicas na ocupação espacial e na representação literária: representação da presença judaica no RS. Textos: Max e os felinos, de Moacyr Scliar; O telhado e o violinista, de Cintia Moscovitch; “ De trânsitos e de sobrevivências”, de Zilá Bern 20/09 feriado 27/09 14. Representações da cidade na literatura dos países lusófonos (autores, textos, concepções). Textos: contos O viajante clandestino, José R. Miguéis; Os dois viajantes, Lidia Jorge; A meia hora de sol, Urbano Tavares Rodrigues (todos em PDF); poema Ode triunfal, de Fernando Pessoa; 04/10 15. Prova individual. Nota 2 11/10 16. Apresentação e entrega de ensaios individuais. Nota 3 18/10 17. Recuperação (avaliação individual) Com pré-agendamento pelo email zila.rego@unipampa.edu.br. Programa da disciplina disponível em: professorazila.blogspot.com Ações Interdisciplinares entre Ensino-Pesquisa-Extensão Integração e estímulo à participação dos alunos em atividades promovidas por alguns projetos de extensão do curso (Leituras Orientadas de Textos Dramáticos; NULI; Cinema às Cinco e Encontros com a Teoria). Promoção de debates que aproximem a teoria da prática de ensino da literatura. Levantamento de questões de pesquisa a respeitos dos aspectos estudados na disciplina. Outras Ações - Bibliográfica Básica ADONIAS FILHO. Luanda Beira Bahia. 16ªed. Rio de Janeiro: Bertand Brasil, 2005. BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. 35ª.ed. São Paulo: Cultrix, 1997. CHAVES, Rita e MACEDO, Tania (Org.). Marcas da diferença: as literaturas africanas de língua portuguesa. São Paulo: Alameda, 2006. COUTO, Mia e LUIZA, Natália. Mar me quer. Coimbra: Cena Lusófona, 2002. (Teatro) GUIMARÃES, Josué. A ferro e fogo. Tempo de solidão. V.1. 3ª.ed. Porto Alegre: L&PM, 1982. MACHADO, Dyonelio. Os ratos. Planeta do Brasil, 2004. SARAIVA, Antonio José; Lopes, Oscar. História da literatura portuguesa. 4ª.ed. Porto: Porto Editora, s.d. SOUZA, Laura de Mello e. O diabo e a Terra de Santa Cruz: feitiçaria e religiosidade popular no Brasil colonial. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. Bibliografia Complementar BELINKY, Tatiana. Transplante de menina. Da Rua dos Navios à Rua Jaguaribe. 2ªed. São Paulo: Moderna, 2003. CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira. 11. ed. São Paulo: Ouro sobre azul,2007. DUARTE, Rosina. (Org.) Contos sem fadas. Retalhos de memória. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2006. FERREIRA, Manuel. Literaturas africanas de expressão portuguesa. São Paulo: Ática, 1987. MOISÉS, Massaud. A literatura portuguesa através dos textos. 28ª..ed. SãoPaulo: Cultrix,2002. MOISÉS, Massaud. A literatura portuguesa. 31.ed. São Paulo: Cultrix, 2001. MOISÉS, Massaud. O conto português. 3ª.ed. São Paulo: Cultrix, 1984. Data: ____/____/____. Docente Responsável: ____________________________________________. Referências dos demais textos a serem lidos na disciplina: Literários: PESSOA, F. Obra poética. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1998. GUIMARÃES ROSA, J. Manuelzão e Miguilim. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984 SIMÕES LOPES NETO, J. Contos gauchescos e lendas do sul. Porto Alegre: Globo, 1978. LESSA, B. Rodeio dos ventos. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1997. SCLIAR, M. Max e os felinos. Porto Alegre: L&PM, 2001 MOSCOVICH, C. Arquitetura do arco-íris. São Paulo: Record, 2003 SALEMA, A. (org).Antologia do conto português contemporâneo. Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, 1984. Teóricos: NOGUEIRA, E. S. Percepção e Experiência Poética:estudo para uma análise de “Campo Geral”,de J. Guimarães Rosa. http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000321371&opt=4 JOSEF, B.“O lugar da América”. JOBIM, J. L. Sentidos dos lugares. Rio de Janeiro: ABRALIC, 2005. ABDALA JR., B. “Poder simbólico e comunitarismos...”. JOBIM, J. L. Sentidos dos lugares. Rio de Janeiro: ABRALIC, 2005. BERN, Z. ; ZILBERMAN, R. O viajante transcultural. Leituras da obra de Moacyr Scliar. Porto Alegre: EDIPUCRS, s/d BARBIERI, T. “Colonização a ferro e fogo”. In: http://books.google.com.br/books?id=JP3KlqRes4AC&pg=PA24&lpg=PA24&dq=an%C3%A1lise+de+a+ferro+e+fogo+de+josue+guimaraes&source=bl&ots=Qn0uJJpTzA&sig=HvACjFkzw1I_z0CWz5dyGKUJ078&hl=pt-BR&sa=X&ei=ytTMUe_7NtPH0gHM-oDYBA&ved=0CF4Q6AEwCDgK#v=onepage&q=an%C3%A1lise%20de%20a%20ferro%20e%20fogo%20de%20josue%20guimaraes&f=false. Filmes: Desmundo Mutum

Nenhum comentário:

Postar um comentário